O United States Patent and Trademark Office (USPTO) concedeu à UFV, no último mês de março, a patente americana da tecnologia Recombinant peptide vaccines against ticks, and nucleotide sequences coding for the recombinant peptide (vacina de peptídeos recombinantes para o controle de carrapatos e sequência de nucleotídeos codificadoras dos peptídeos recombinantes). Ela é resultado de parceria entre a UFV, a empresa Patsos Indústria e Comércio de Produtos Biotecnológico LTDA e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Com essa invenção, que já obteve o título na África do Sul, a UFV acumula 11 patentes internacionais.
A tecnologia patenteada se viabiliza a partir da aplicação da vacina em bovinos, que resulta na produção de uma resposta imune, capaz de afetar adversamente os carrapatos Rhipicephalus microplus, diminuindo o número e a capacidade reprodutiva deles. Trata-se de uma alternativa eficaz para o controle desses parasitas, que, anualmente, provocam perdas em torno de 3 bilhões de dólares para a produção de leite e carne no país.
A patente foi desenvolvida pelos professores da UFV Joaquin Hernán Patarroyo Salcedo (atualmente aposentado) e Marlene Isabel Vargas Vilória, do Departamento de Medicina Veterinária (DVT). Também participaram os ex-doutorandos Sidimar Sossai, Leandro Silva de Araújo e Gabriel Andres Tafur Gomez, e o técnico do DVT Marcio Alberto Dias Mendes.
Assim como acontece em nível nacional, a validade do direito sobre o título nos Estados Unidos é de 20 anos, contados a partir da data de depósito do protocolo do pedido, o que, nesse caso, ocorreu em outubro de 2014. Depois de cumprida a vigência, a invenção torna-se de domínio público. No Brasil, a tecnologia segue em análise pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Todo o processo de pedido dessa patente no USPTO contou com o e da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (PI), que auxiliou na elaboração de documentos para o depósito e, simultaneamente, tem prestado o e necessário para tornar esse título de propriedade possível.
Divulgação Institucional
Fonte: UFV.