Instituição é uma das 20 brasileiras pré-qualificadas pela Capes para futuras ações de fomento do grupo multinacional.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi pré-qualificada para integrar a Rede de Universidades do Brics (Brics-NU), conforme resultado do edital divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta semana. Esta pré-qualificação permite à UFV participar de futuras iniciativas de apoio da rede de universidades do grupo multinacional, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como membros fundadores, além de outros países que aderiram posteriormente ou como parceiros.
Criada em 2015, a Rede Brics-NU tem como objetivo principal promover a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições de ensino superior dos países membros do bloco. A rede também busca incentivar o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A UFV obteve a pré-qualificação na área temática de Agricultura sustentável e segurança familiar, ao lado da Universidade de São Paulo (USP).
O edital da Capes, publicado em abril, estabeleceu requisitos para a candidatura, incluindo a necessidade de programas de pós-graduação na área com notas 6 ou 7 na última avaliação da Capes e a comprovação de produção intelectual e projetos em andamento com instituições de ensino superior de pelo menos um dos demais países do Brics. Na área de Agricultura sustentável e segurança familiar, a UFV possui cinco programas com nota 6 e oito com nota 7. A instituição também mantém parcerias com universidades da África do Sul, China, Etiópia, Índia e Rússia.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFV, Raul Guedes, destacou a importância da pré-qualificação como uma "oportunidade diferenciada de articulação internacional e captação de recursos", além de representar uma chance de aprendizado. Ele mencionou que a UFV iniciou recentemente interações com parceiros do Brics, com destaque para a China e suas instituições como a Nanjing Agricultural University, a Guizhou University e a Henan Agricultural University. Segundo o pró-reitor, o envolvimento institucionalizado é recente, mas promissor, motivando a candidatura da UFV com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e dos programas de pós-graduação interessados.
O edital da Capes selecionou universidades para 11 áreas temáticas, incluindo Energia, Ciência da computação e segurança da informação, Estudos dos Brics, Ecologia e mudanças climáticas, Economia, Água e poluição, Matemática, Ciências naturais, Ciências humanas e sociais, Agricultura sustentável e segurança alimentar e Ciências da saúde. Nesta etapa inicial, a seleção não envolve ree de recursos, e outras dez instituições foram selecionadas para formação de cadastro de reserva.
Informações: UFV