Evento promovido pela Prefeitura de Viçosa abordou assédio moral e sexual no setor público e seus impactos.
A Prefeitura de Viçosa realizou, nos dias 15 e 16 de maio, o 1º Encontro de Conscientização Contra o Assédio Moral e Sexual, destinado aos servidores públicos municipais. O evento ocorreu no auditório professor Arduíno Bolivar, no Salão Nobre da Prefeitura, e teve como destaque a palestra de Luciene Ribeiro Soares, da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
Em sua apresentação, Luciene Ribeiro Soares abordou a definição de assédio moral e sexual, detalhou comportamentos a serem evitados e enfatizou a relevância da conscientização para a prevenção dessas condutas prejudiciais. Ela destacou a importância de promover um ambiente de trabalho mais saudável e pautado no respeito mútuo. Durante o encontro, foram distribuídos materiais informativos e divulgados os canais de comunicação para denúncias e para a obtenção de orientações sobre o tema.
A coordenadora do evento, Mara Iamim, informou que o objetivo principal da iniciativa foi a prevenção e a conscientização dos servidores presentes. Segundo ela, a meta é contribuir para a construção de um ambiente institucional que seja mais saudável, seguro e respeitoso para todos.
Além da representante da OGE, o evento contou com a participação da psicóloga Roseane Lima, da Subsecretaria de Políticas dos Direitos das Mulheres, e de Sandra Fonseca, assistente de Políticas Públicas para Mulheres, ambas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).
O encontro, que registrou a presença de um número significativo de servidores, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Viçosa, por meio do Setor de Políticas para Mulheres, com o apoio da Secretaria de Assistência Social.
O secretário de Governo, Marcos Fialho, declarou o empenho da istração municipal em promover o bem-estar dos servidores em todas as áreas. Ele ressaltou que o evento demonstra a determinação do governo em assegurar o respeito nas relações hierárquicas dentro da istração pública.
Informações: Assessoria de Comunicação