Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Professor da UFV descobre Jequitibá-Rosa Recordista
13 de maio de 2025

Pesquisador da UFV localiza, no Vale do Jequitinhonha, exemplar de 65 metros de altura, o mais alto já catalogado no Brasil.

Uma descoberta notável no campo da botânica foi divulgada pelo jornal Estadão em sua edição de domingo (11). O professor e pesquisador Fabiano Rodrigues de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), catalogou o mais alto jequitibá-rosa (Cariniana legalis) já registrado no Brasil. O exemplar foi encontrado em março na Reserva Biológica (Rebio) da Mata Escura, situada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A árvore apresenta dimensões impressionantes, com 65 metros de altura e 5,5 metros de circunferência. A localização ocorreu durante uma expedição liderada pelo professor Melo, cujo objetivo principal era monitorar primatas da espécie muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), considerada uma das mais ameaçadas do país. A equipe utilizou drones equipados com câmeras térmicas, tecnologia que possibilitou a identificação do jequitibá-rosa.

Em entrevista ao Estadão, o professor Fabiano Rodrigues de Melo mencionou que a altura expressiva da árvore se deve, provavelmente, à sua localização em uma área de floresta primária de difícil o, permanecendo intocada por séculos. Ele enfatizou a relevância do estudo da espécie e a necessidade de proteção de suas sementes. Um vídeo sobre a descoberta, com o pesquisador, está disponível no Instagram.

O artigo completo com os detalhes da descoberta pode ser ado no endereço eletrônico www.estadao.com.br/sustentabilidade.

Informações: Universidade Federal de Viçosa