Unidade móvel levará serviços a comunidades rurais e áreas sem posto fixo.
A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Assistência Social, planeja a criação do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) itinerante. A iniciativa visa expandir o o aos serviços socioassistenciais para comunidades que não possuem unidades fixas e para a zona rural do município.
A equipe da unidade móvel será composta por um motorista, um assistente social, um psicólogo e um técnico em Assistência Social. Para o registro das demandas e informações, a equipe utilizará um tablet.
O serviço encontra-se atualmente em fase de aprovação, com a istração municipal buscando agilizar os trâmites necessários para a sua implementação em breve.
A secretária de Assistência Social de Viçosa, Marise Alves Silva Pinto, explicou que o objetivo principal do CRAS itinerante é levar as políticas públicas a todos os cidadãos do município que necessitam de acompanhamento social.
“Este procedimento possibilitará a realização mais eficaz da busca ativa, permitindo localizar, atualizar ou incluir no Cadastro Único as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de ofertar outras políticas sociais”, afirmou a secretária.
A atualização do Cadastro Único é fundamental, pois ele representa a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal e auxilia na identificação e atendimento das necessidades básicas da população.
Além do cadastramento, o CRAS oferece e a famílias através de benefícios eventuais, como cestas básicas, auxílio funeral e natalidade. Também realiza encaminhamentos para outras secretarias e para o mercado de trabalho, além de facilitar o o a programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O atendimento no CRAS também está disponível para famílias ou indivíduos que procuram o serviço por iniciativa própria, garantindo o o à assistência social independentemente de encaminhamento.
Informação: Assessoria de Comunicação