A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, deu início no último sábado (26) ao projeto “Trabalhando o Bullying nas Escolas”, uma iniciativa do Setor de Psicologia da Educação, coordenada pela psicóloga Emanuelle Alves, com apoio da coordenadora do Setor de Acompanhamento Socioeducacional, Maria Pena.
O projeto, que será desenvolvido aos sábados letivos nas 13 escolas da rede municipal, tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre o respeito ao próximo, utilizando a arte como ferramenta de sensibilização e transformação. As primeiras atividades foram realizadas nas escolas Dr. Arthur Bernardes e Anita Chequer.
Com a participação do Grupo de Teatro Catarse, as ações utilizam a metodologia do Teatro do Oprimido para envolver os estudantes em dinâmicas interativas que abordam o tema do bullying de maneira lúdica e reflexiva. As oficinas incluem peças teatrais, jogos de confiança e dinâmicas de grupo, estimulando os alunos a reconhecerem comportamentos prejudiciais e a desenvolverem atitudes mais empáticas e respeitosas.
“Acreditamos que a arte tem o poder de sensibilizar e transformar realidades. Com projetos como este, construímos uma escola mais acolhedora e uma sociedade mais justa”, afirmou a secretária municipal de Educação e Esportes, Márcia Elizabeth.
O projeto seguirá ao longo do ano letivo, reforçando o compromisso do município com a formação cidadã dos alunos e com o combate efetivo ao bullying nas escolas.