Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Evento “Paula Cândido é terra indígena!” acontece no dia (29) na Câmara Municipal
28 de abril de 2025

Câmara de Paula Cândido recebe debate sobre a presença histórica e atual do povo indígena Puri na Zona da Mata Mineira, dia 29/04.

A Câmara Municipal de Paula Cândido sediará, na próxima terça-feira, 29 de abril, às 14h, o evento "Paula Cândido é terra indígena!". A iniciativa integra a programação do Abril Indígena e é promovida pelo Comitê de Cultura de Minas Gerais, através da Associação Carla Rosa (ACR), com o apoio de diversos órgãos locais. O encontro tem como objetivo principal fortalecer o diálogo público e o reconhecimento da presença histórica e contemporânea do povo indígena Puri na região da Zona da Mata mineira. A participação é aberta a todos os interessados.

A roda de conversa terá a mediação de Thaynã Paes, membro do Comitê de Cultura MG e conselheiro estadual e nacional de Política Cultural. As convidadas para o debate são Helenice Puri e Lorena Oliveira, ambas com atuação direta na construção e divulgação da narrativa sobre o povo Puri.

Helenice Puri, liderança indígena e fundadora do Movimento de Retomada Puri Uxo Txori, compartilhará suas vivências e saberes na luta pela preservação da cultura Puri. Ela também integra o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e é estudante de Licenciatura em Educação do Campo pela UFV.

Lorena Oliveira Vieira, historiadora, professora da rede básica e mestre em Patrimônio Cultural pela UFV, apresentará sua pesquisa focada na história local, com ênfase nos povos indígenas e nos processos de apagamento de suas identidades originárias.

A ação faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Comitê de Cultura de Minas Gerais, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (Minc). O programa visa ampliar o o aos direitos culturais e a participação da sociedade na elaboração de políticas públicas para a cultura. Em Minas Gerais, a ACR, ao lado de outras três organizações, desenvolve ações de articulação, mobilização social, formação em direitos culturais, apoio a projetos e comunicação sobre políticas culturais.

A Associação Carla Rosa (ACR), responsável pela realização do evento em Paula Cândido, atua desde 2014 no desenvolvimento emocional de jovens, adolescentes e mulheres líderes comunitárias de Viçosa, promovendo rodas de conversa, atividades educativas e outras ações.