Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prazo para isenção da taxa do enem 2025 se encerra sexta-feira (25)
22 de abril de 2025

Estudantes elegíveis têm até sexta-feira para solicitar isenção da taxa de inscrição do enem 2025 através da página do participante.

Encerra-se na próxima sexta-feira (25), o período para estudantes interessados solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo para realizar a inscrição no exame ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

A pasta informou que os candidatos que desejam obter a isenção da taxa de inscrição devem realizar o pedido exclusivamente pela Página do Participante, ível através do único da plataforma Gov.br. O MEC orienta que os usuários que não recordam a senha de sua conta Gov.br utilizem as ferramentas de recuperação disponíveis na própria plataforma.

O MEC também comunicou que os participantes que faltaram aos dois dias de provas da edição de 2024 do Enem e queiram participar gratuitamente da edição de 2025 precisam, obrigatoriamente, justificar sua ausência dentro do prazo estipulado para a solicitação de isenção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do Enem, estabelece critérios para a concessão da gratuidade da taxa de inscrição. Podem solicitar a isenção: estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas no ano de 2025; aqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada por registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); e participantes do programa Pé-de-Meia.

Para comprovar a condição de isenção, o MEC exige a apresentação de diversos documentos, que variam conforme o perfil do solicitante. A lista inclui documentos de identificação familiar, comprovantes de escolaridade, comprovantes de renda (como holerites, extratos bancários, declarações de empregadores e para autônomos), comprovantes de benefícios sociais (como Bolsa Família, INSS e FGTS), comprovante de residência e, para beneficiários do CadÚnico, o cartão com o NIS válido da mãe.

O cronograma estabelecido pelo Inep para o processo de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência é o seguinte: o período de solicitação e justificativa se estende de 14 a 25 de abril; o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio; o período para interposição de recursos será de 12 a 16 de maio; e o resultado final dos recursos está previsto para 22 de maio.

O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Os resultados do exame são utilizados por diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, como critério de seleção em seus processos seletivos. Além disso, o desempenho no Enem é um dos requisitos para o a programas governamentais de auxílio estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e pode ser utilizado em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep.

Informações: Agência Brasil