O objetivo da iniciativa é prevenir crimes sazonais e específicos de cada região, garantindo a segurança em todas as etapas da produção agrícola.
O governador Romeu Zema e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Maurício José de Oliveira, apresentaram nesta segunda-feira (31/03) um novo modelo de policiamento rural, com foco no calendário agrícola, durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2025, em Uberlândia.
O objetivo da iniciativa é prevenir crimes sazonais e específicos de cada região, garantindo a segurança em todas as etapas da produção agrícola. O modelo também visa desarticular quadrilhas especializadas em roubo de cargas, tráfico de drogas e crimes ambientais.
Operação "PMMG 250 Anos Agrogerais Segura"
Como parte do novo modelo, a PMMG lançou a operação "PMMG 250 Anos Agrogerais Segura", que inclui abordagens a veículos e pessoas, fiscalização de infrações ambientais e orientações aos produtores rurais sobre segurança.
A operação contará com o apoio de militares dos Batalhões de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) e Meio Ambiente (BPMMAmb), do serviço de inteligência da corporação e de aeronaves da PMMG. Também estão previstas ações conjuntas com outros órgãos.
Tecnologia e treinamento
A PMMG também está investindo em tecnologia, como drones com reconhecimento facial, e no treinamento dos militares que atuam no Patrulha Rural para uso do aplicativo "QApp - módulo Policiamento Rural". A ferramenta permite o levantamento de estradas rurais via GPS, georreferenciamento de comunidades e cadastro de propriedades rurais.
Redução de crimes rurais
Apesar dos desafios, a PMMG registrou uma redução de 3,5% nos roubos e de 14,7% nos furtos em zonas rurais de Minas Gerais entre 2023 e 2024. Em 2024, foram presas 1.070 pessoas por cumprimento de mandados, 1.162 por tráfico de drogas e 1.175 foragidos da Justiça foram recapturados.
Agenda Positiva para Segurança no Campo
Em março, o Governo de Minas, a PMMG, a Polícia Civil (PCMG) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançaram a "Agenda Positiva para Segurança no Campo". A iniciativa inclui ações como o projeto "Campo Seguro" da PCMG, que propõe um modelo de atuação integrada entre as delegacias envolvidas em investigações de crimes rurais.
A PCMG possui 11 delegacias especializadas de Repressão a Crimes Rurais no estado e, em parceria com o Sistema Faemg, está preparando um curso obrigatório para todo o efetivo da PCMG para aprimorar as investigações no campo.
Convênio para atendimentos aéreos
Durante a Femec, o governador Romeu Zema também anunciou a ampliação da área de cobertura para atendimentos emergenciais de saúde com aeronaves da PMMG em Uberlândia. Por meio de um convênio com a prefeitura, os helicópteros Pegasus do Comando de Aviação do Estado (Comave) da PMMG poderão ser utilizados para serviços aeromédicos em Minas Gerais e em outros estados. A prefeitura de Uberlândia custeará a operação dos helicópteros para voos emergenciais, com um investimento estimado de R$ 2,17 milhões.
Informações Agência Minas