Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Morre aos 77 anos Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte
26 de março de 2025

Morreu, nesta quarta-feira (26), o prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman, após quase três meses internado.

Fuad foi eleito vice-prefeito da capital mineira em 2020, na chapa de Alexandre Kalil. Em 2022, assumiu o cargo de prefeito após Kalil renunciar para disputar o governo de Minas Gerais.

Em 2024, Fuad foi reeleito prefeito de Belo Horizonte para o mandato 2025-2028, vencendo o adversário Bruno Engler (PL) no 2º turno, com 53,73% dos votos válidos.

Desde o início de seu segundo mandato, Fuad enfrentava problemas de saúde. Ele estava internado na UTI do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital mineira, desde o dia 3 de janeiro. Na noite da última terça-feira, sofreu uma parada cardiorrespiratória e apresentava problemas agudos nos rins.

De acordo com o boletim médico, a morte de Fuad foi decorrente de um Linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que ele vinha tratando.

Quem foi Fuad Noman

Natural de Belo Horizonte, Fuad construiu uma sólida carreira como servidor público. Ele foi funcionário concursado do Banco Central e, posteriormente, trabalhou no Tesouro Nacional. Também atuou como secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em Minas Gerais, integrou os governos de Aécio Neves (PSDB), como secretário de Estado da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas, e de Antônio Anastasia (então no PSDB), como chefe das Secretarias Extraordinárias de Coordenação de Investimentos e da Copa do Mundo de 2014, além de presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

Na prefeitura de Belo Horizonte, Fuad foi secretário da Fazenda durante todo o primeiro mandato de Alexandre Kalil, consolidando uma parceria política significativa.

Toda a equipe do Primeiro a Saber e da Rádio Montanhesa presta condolências aos amigos e familiares de Fuad Noman.