Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Patente de tecnologia desenvolvida no Departamento de Agronomia é concedida à UFV
19 de julho de 2024

Uma tecnologia desenvolvida no Departamento de Agronomia (DAA) da UFV recentemente teve sua patente de invenção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se do Sistema para a seleção de genótipos de plantas tolerantes ao aumento da impedância mecânica do substrato, resultado da trajetória de pesquisas de pós-graduação da engenheira agrônoma Nayara Pereira Capobiango. A patente — que teve seu pedido depositado, em 2018 — foi concedida pelo INPI e publicada por meio da Revista da Propriedade Industrial, no dia 2 de julho, disponibilizando a nova tecnologia para consulta e aplicação.

A invenção, Nayara explica, corresponde a uma metodologia para avaliar o crescimento de plântulas (plantas em fase inicial de crescimento) em diferentes níveis de compactação do substrato (base preparada para o plantio). A partir de um sistema, montado de acordo com as instruções técnicas e materiais detalhados na patente, é possível realizar a semeadura e identificar variedades genéticas mais tolerantes, que consigam penetrar suas raízes e crescer mesmo em meio a diferentes níveis de compactação do substrato.

Nayara desenvolveu sua dissertação de mestrado — defendida em 2019 — e sua tese de doutorado — defendida em 2023 — com a orientação do professor do DAA Laércio Junio da Silva e a coorientação do professor do Departamento de Solos Raphael Bragança Alves Fernandes. Foram aproximadamente seis anos de pesquisas e desenvolvimento da tecnologia.

Informações: UFV