Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


MG registra em média 354 acidentes por mês causados por embriaguez ao volante
15 de fevereiro de 2024

Todos os meses, Minas Gerais registra uma média de 354 acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados. Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no ano ado foram 4.256 ocorrências dessa natureza. 

Se os números já causam preocupação em especialistas e na população em geral em todas as épocas do ano, o período carnavalesco acendem um alerta ainda maior. Conforme profissionais que atuam na área de trânsito, com a folia vem o consumo maior de álcool e, consequentemente, o aumento de acidentes, muitos deles fatais. Apesar das fiscalizações, multas e possibilidade de prisão do infrator, a situação está longe de se tornar incomum.

O diretor Científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra ressalta que são diversos os efeitos do álcool na mente dos condutores.

O álcool é uma substância psicoativa que altera a capacidade de julgamento. A pessoa perde a percepção dos riscos do que ela está fazendo. Com isso, pode acabar dirigindo acima da velocidade e avançando sinais, por exemplo. Além disso, o álcool altera os reflexos, o tempo de reação e, consequentemente, estimula a adoção de outros atos infracionais, como a ultraagem e a conversão proibidas”, ressalta.

Punição

Dirigir embriagado é uma infração gravíssima. Além da previsão de multa de R$ 2,934,70, há a instauração de processo istrativo para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. Caso haja reincidência no período de um ano, o valor da multa é dobrado. Já a CNH, é cassada. O infrator ainda está sujeito a detenção de seis meses a três anos.

No entanto, para as vítimas e para os causadores desse tipo de acidente, a punição pode ser muito maior do que isso, com a perda de algo infinitamente mais valioso: a vida.

Informações por O Tempo